Rainara é sinónimo de história de sucesso

Aos 22 anos, Rainara vive num apartamento de autonomização da Santa Casa de Lisboa e tem um percurso académico bem-sucedido, depois de ter vivido grande parte da infância em casas de acolhimento.

Sandra Henriques, Antena 1 /

Pedro A. Pina - RTP

Aos nove anos, Rainara foi viver para um lar com outras crianças e, depois disso, passou por outras duas casas de acolhimento. Quando atingiu a maioridade foi viver para um apartamento de autonomização da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Está atualmente num segundo apartamento enquanto está a fazer os estudos superiores.Rainara tem mantido o contacto com a mãe e as irmãs, e passa esta quadra natalícia com a família.

Os apartamentos de autonomização são uma solução para os jovens a partir dos 15 anos com medidas de promoção e proteção, ajudando na transição para a vida adulta.

O mais recente Relatório Anual sobre a Situação de Acolhimento de Crianças e Jovens apontava para 310 jovens a viver em apartamentos de autonomização em 2024. Este relatório é feito anualmente pelo Instituto da Segurança Social.
PUB